23.10.09

Diário do México - 11


Av. Paseo de la Reforma, com el Ángel


Outra obra de Gustavo Monroy, desta vez um autorretrato


Painel com aspectos da cultura mexicana, como Quetzacoátl, o deus-serpente, e o milho, pilar da cultura alimentar azteca até hoje (saindo de sua boca) e o sol


Pintura pré-hispânica, nas ruínas de Teotihuacán



Virgem de Guadalupe, padroeira do México

# # #


.....06 jan
.....Acordamos imbuídos de decidir nossos próximos passos, sem maiores delongas, já que o dia da passagem de volta se aproxima, aos poucos. Ficamos entre algumas opções, como Tula, Puebla, Oaxaca, Acapulco, Cancún – no fim decidimos mesmo por partir amanhã para Chitzén Itzá, na península de Yucatán, e voltar sexta à noite; sábado à noite é nosso vôo de volta para o Brasil.
.....Decidido isso partimos para compra as passagens e ver algum filme no cinema, a fim de descansar um pouco as pernas, doloridas das últimas andanças. Caminhamos pela Paseo de La Reforma até o escritório da Aeroméxico e, compradas as passagens, partimos para o shopping da Plaza Delta, perto da estação de metrô Centro Medico.
.....No shopping almoçamos e vimos um filme; depois do filme recapitulamos as coisas que vimos na capital, os traços indígenas das pessoas, a maior presença de brancos descendentes de espanhóis dentro dos shoppings, o frenesi e a poluição da capital, os museus 5 estrelas, a vívida arte local e os renomados artistas, a intrigante história das diversas civilizações pré-hispânicas e seu choque bizarro com os espanhóis, notadamente com a chegada de Hernán Cortés em 1519, a cultura alimentar baseada no milho desde os tempos dos aztecas, as relações com o vizinho do norte, os EUA, o sentimento das pessoas com relação ao passado colonial do país etc.
.....Compramos algumas lembranças e partimos de volta para o hotel; amanhã teremos que acordar por volta das 4hs para conseguirmos pegar o vôo para Mérida às 0620hs.

# # #
(Última parte do diário a ser publicada em 27.10.2009)

Nenhum comentário: