22.9.09

Diário do México - 2



Ah Puch


Pirâmide do Sol, Teotihuacán


30 dez - parte 1

.....O México se apresenta como um país muito curioso em função de elementos insólitos de sua história, como o massacre levado a cabo pelo colonizador espanhol Hernán Cortés em seu contato com as civilizações indígenas que aqui existiam e como o contato próximo e as estreitas relações socio-econômicas com o todo poderoso vizinho do norte, os EUA.

.....Do início, surge naturalmente a pergunta: Como pôde uma tradição de quase 3 milênios, envolvendo Olmecas, Aztecas e Maias – todos intelectualmente sofisticados, ainda que alguns envolvendo tradições sangrentas – sucumbir ao contato com algumas centenas de aventureiros espanhóis?

.....A civilização ancestral do México, os Olmecas (termo cunhado em 1920, significando “povo da região da borracha”), prosperava na costa do Golfo do México, próximo à atual cidade de Vera Cruz. O primeiro grande centro olmeca floresceu nas proximidades de Vera Cruz entre 1200 e 900 BC. O segundo grande centro olmeca floresceu nas proximidades de Tabasco, entre 800 e 400 BC. Ambos os centros olmecas citados, San Lorenzo e La Venta, respectivamente, foram violentamente destruídos mas aspectos da cultura olmeca prosperaram, como a divindade da serpente de plumas, que perseverou por todo o período pré-hispânico.

.....A primeira grande civilização da região veio a ser o centro conhecido como Teotihuacán; durante seu apogeu, entre 250 e 600 AD, Teotihuacán contava com estimadas 125.000 pessoas. A maior das construções desta locação – a Pirâmide do Sol – foi construída cerca de 150 AD e a Pirâmide da Lua, quase tão grande quanto, foi construída em algum momento entre 250 e 600 AD.

.....Por volta de 400 AD provavelmente Teotihuacán adquiriu contornos imperialistas, focando no recolhimento de tributos em detrimento à conquista pela força. Por volta do século VIII Teotihuacán conheceu sua derrocada, tendo sido saqueada, incendiada e abandonada.

.....Na península de Yucatán floresceu a civilização maia, cujo período clássico foi de 250 a 900 AD, tendo atingido áreas da Guatemala e Belize. O colapso do império Maia começou no próprio século IX e pelo século X os diversos milhões de habitantes maias haviam virtualmente desaparecido, num cataclisma conhecido como o “colapso maia”.

.....Os principais motivos para este fenômeno ainda são debatidos mas acredita-se que a superpopulação causada pela explosão demográfica dos maias entre os anos 600 e 800 AD tenha levado à escassez de água, deflorestamento e conflitos políticos pela disputa dos recursos da região. Outra possibilidade pode ter sido uma seca desastrosa, hipótese respaldada por descobertas geológicas na região.

.....O conhecido calendário maia possuía perfeição a ponto de possibilitar aos maias a previsão de eclipses solares e movimentos da Lua e de Vênus. Era crença corrente que este mundo seria apenas mais um na sucessão de mundos fadados a terminar em um cataclisma e ser sucedido por outro. O caráter cíclico desta crença possibilitava a previsão do futuro através do estudo do passado.

.....Deuses maias incluíam: Itzamná, deus do fogo e criador; Chac, deus da chuva; Yum Kaax, deus do milho e da vegetação e Ah Puch, deus da morte.

.....Outras civilizações surgiram no local, com forte influência maia, como é o caso dos Toltecas. Acredita-se que Tula, 65Km a norte da Cidade do México atual, tenha sido a capital do império Tolteca. Tula foi abandonada no século XIII, aparentemente destruída pelos Chichimecs, em um período de intensa atividade bárbara. Posteriormente, porém, alguns povos mexicanos reverenciaram a era tolteca como uma época de abundância.

.....Posteriormente vieram os Aztecas, cuja capital Tenochtitlán foi fundada por volta de 1325 na região da atual Cidade do México


(continua)

- - - - -








Nenhum comentário: