29.9.09

Diário do México - 4

Painel de David Alfaro Siqueiros, retratando os mortos por ocaisão da invasão norte-americana


Monumento a los Niños Heroes, cadetes adolescentes heróis no episódio da tomada norte-americana da Cidade do México


Representação artística de indígenas aztecas, no Museu de Antropologia, um dos mais conceituados do mundo, na Cidade do México





.....Me chamou a atenção, na casa, a austeridade vivida (escolhida?) por Trotsky, os cômodos muito simples, bem como a mobília, a biblioteca com muitos volumes em diversos idiomas, a erudição de um dos mais presentes líderes da Revolução Russa de 1917.

.....Após subir ao poder, Stalin, paranóico e implacável, começou a perseguição a seus camaradas do Politburo, o comitê central do Partido Comunista da União Soviética. A partir desse momento caíram figuras de atuação eminente na revolução, como Kamenev, Zinoviev, Bukharin e Trotsky, considerado o herdeiro natural do poder de Lênin e que foi banido da antiga URSS e perseguido, tendo ao longo dos anos toda sua família sido assassinada aos poucos, filhos, sobrinhos, esposa, netos; após estar em constante rotatividade no exílio, passando por Cazaquistão, Noruega e França, Diego Rivera e Frida Kahlo intercederam junto ao então presidente mexicano Lázaro Cárdenas no sentido de conceder asilo ao perseguido revolucionário.
.....Após alguns ataques de agentes stalinistas, finalmente Trotsky foi assassinado em 1940 em sua casa por Ramón Mercader, um stalinista que havia se infiltrado no seio do restrito círculo de Trotsky, se envolvendo sentimentalmente com a moça que cuidava da casa. Mercader fingiu mostrar um documento a Trotsky e, enquanto este analisava-o, sacou de seu sobretudo uma picareta e cravou-a por trás do crânio de Trotsky.

.....Reavivadas estas memórias – no México, curiosamente – fomos caminhando pela calle Abasolo em direção à Plaza Hidalgo, que deve seu nome a Miguel Hidalgo, o padre que lançou a guerra pela independência do país.


# # #

.....Seguida da queda de Tenochtitlán – rebatizada de “México” pelos espanhóis – a América Central também foi conquistada na década de 1520 por forças mexicanas e do Panamá e na década de 1540 a subjugação da Península de Yucatán estava completa; na década de 1550 foi abolida a escravidão indígena, que foi parcialmente substituída pela escravidão dos negros.
.....O lugar de uma pessoa na hierarquia social da sociedade colonial do México era determinada pela cor de sua pele, parentesco e lugar de nascimento; colonos nascidos na Espanha (chamados peninsulares) eram uma parcela ínfima da população mas estavam no topo e eram considerados nobreza, por pior que houvesse sido sua situação social na Espanha; em segundo lugar vinham os criollos, de pais espanhóis mas nascidos no México. Pelo século XVIII alguns criollos haviam feito fortunas na mineração, comércio e agricultura. Abaixo dos criollos estavam os mestiços, indivíduos de ancestralidade misturada e, por último, vinham os indígenas e os escravos africanos.

.....Em 1810 o criollo Miguel Hidalgo y Costilla lançou o grito de independência “Morte aos espanhóis!” e a rebelião cresceu, tomando diversas cidades; Hidalgo, porém, hesitou em tomar a capital. Em 1811 Hidalgo e os líderes do movimento foram capturados e executados; Hidalgo é hoje um dos heróis nacionais, como Pancho Villa, Zapata e Cauthémoc.

.....José Maria Morelos v Pavón, ex-aluno de Hidalgo, assumiu as rédeas, bloqueando a Cidade do México por diversos meses e realizando um congresso onde foram debatidas as linhas gerais do movimento, mas em 1815 foi também capturado e executado.

.....Em 1821 o general das forças reais Agustín de Iturbide conspirou com os rebeldes e foi declarada a independência do México em relação à Espanha; Iturbide se tornou o primeiro e único rei do México, em 1822, pois logo em 1823 um exército rebelde liderado por Antonio Lopez Santa Anna o depôs. Em 1824 uma nova constituição estabeleceu o México como uma república federativa.

.....Santa Anna recebeu certa glória após rechaçar uma nova tentativa de invasão espanhola em 1829 mas é atualmente recohecido como o presidente que ajudou a perder vários territórios do México para os EUA; inicialmente foi o estado do Texas. Entre 1846-1848 ocorreu a guerra mexicana-americana e os EUA capturaram a Cidade do México. Ao fim da guera, o México cederia aos EUA não apenas o Texas mas a Califórnia, Utah, Colorado e grandes partes do New Mexico e Arizona. Santa Anna veio a cair em 1855.




# # #




(Continua em 02.10.2009)

Nenhum comentário: