6.10.09

Diário do México - 6

El sombrerón


Parte de um mural de Siqueros retratando Porfírio Diaz, que caiu em 1910 marcando o início da Revolução Mexicana



Parte de mural público de Diego Rivera, retratando aspectos da história do México.

O capeta, no canto superior esquerdo, é Hernan Cortéz.




Mariachis




Xochimilco mágico





# # #



01 jan 2009 – Feliz Ano Novo !


.....O movimento liberal que depôs Santa Anna ficou conhecido como Reforma e sua figura-chave era um zapoteca de Oaxaca chamado Benito Juarez, que acabou sendo eleito presidente em 1861. Por essa época o México tinha pesadas dívidas com a Grã-Bretanha, França e Espanha, que enviaram uma força coletiva para arrecadar suas dívidas, mas Napoleão III foi mais além e tentou invadir o México.
.....Os franceses submeteram a cidade de Puebla e a Cidade do México em 1863 e no ano seguinte Napoleão III enviou Maximiliano de Habsburgo para ser imperador porém este foi logo assassinado por leais a Benito Juarez.
.....Juarez morreu em 1872 e em 1876 foi eleito Porfírio Diaz, que governou em uma ditadura sangrenta conhecida como o Porfiriato até 1910, quando teve início a Revolução Mexicana.
.....A chamada Revolução Mexicana foi um período de 10 anos de intensos embates de forças, alianças, traições e brigas pelo poder. Nas eleições convocadas para 1910, Francisco Madero era uma figura eminente mas foi preso por Porfírio Diaz; em sua reclusão ele clamou pela revolução, que se espalhou rapidamente pelo país.
.....Nessa ocasião, revolucionários sob a liderança de Francisco “Pancho” Villa tomaram a Ciudad Juarez em maio de 1911 e Porfírio Diaz renunciou; em novembro do mesmo ano Madero foi eleito presidente mas topou logo com as diversas brigas pelo poder no país, sendo o pólo mais oposto ao seu representado pelo líder radical camponês Emiliano Zapata, do famoso “Tierra y libertad !”

.....Madero foi deposto em 1913 e com a ajuda da embaixada dos EUA foi empossado Victoriano Huerta; no mesmo ano os revolucionários se uniram contra Huerta no chamado Plan de Guadalupe: Venustiano Carranza, Pancho Villa e Álvaro Obregón; Zapata também estava lutando contra Huerta.

.....Rapidamente Huerta foi derrotado e estourou a luta das facções revolucionárias pelo poder, tendo Carranza saído vitorioso. Carranza assassinou Zapata em 1919 mas no ano seguinte foi, por sua vez, assassinado por ordens de Obregón; Pancho Villa foi assassinado em 1923.

.....Os 10 anos de violenta guerra civil haviam deixado um saldo de 1,5 milhões de mortos e a economia do país em frangalhos; assumindo como presidente em 1920 (até 1924), Obregón empreendeu o esforço de reconstrução do país; nesta época, artistas famosos como Rivera, Orozco e Alfaros foram comissionados para decorar importantes prédios públicos com grandes e vívidos murais contendo temas histórico-sociais. Álvaro Obregón foi re-eleito em 1928 mas veio a ser assassinado.
.....Em 1934 Lázaro Cárdenas foi eleito presidente e sua memória é ainda hoje largamente cultivada em função de suas medidas populares, como a distribuição de terras e nacionalização de empresas petrolíferas estrangeiras que operavam no México.


# # #

.....Acordamos cedo, ainda indecisos sobre o que fazer, em virtude do feriado e de quase todas as atrações e comércio estarem fechados. Ligamos para alguns museus e para o zoológico de Chapultepec mas ambos estavam fechados.

.....Decidimos sair pra caminhar e tomar café mas logo notamos que as ruas estavam completamente desertas. Trocamos idéia com um coroinha taxista que estava em frente ao hotel – señor Juan – que nos informou que em Xochimilco as atividades estavam rolando normalmente; já vínhamos estudando um bom dia para ir a Xochimilco, a Veneza do México, e aí estava a oportunidade perfeita, no dia 1, onde não haveria mesmo muitas outras atividades.

.....A cerca de 30Km a sul do centro da Cidade do México, Xochimilco é uma espécie de rede de canais circundados por jardins “flutuantes”, onde indígenas xochimilcas, através de técnicas de mistura de lama e vegetação nas águas rasas do lago Xochimilco, produziam seus alimentos. Suas avançadas técnicas de cultivo os tornaram alvos cobiçados dos aztecas em sua expansão nos arredores de Tenochtitlán.

.....Nos canais pode-se alugar gôndolas simpáticas e multicoloridas para percorrer os estreitos canais circundados pelas chinampas (terras de plantio). Saímos numa gôndola simpática e logo nos maravilhamos com o habitat; Xochimilco é muito tradicional para as famílias mexicanas de todo tipo, que alugam gôndolas para fazer pic-nics, comemorar aniversários de 15 anos e até casamentos, com até 20 pessoas por gôndola.
.....Nos surpreendemos com o clima do lugar, à medida que nossa gôndola ia avançando, diversas gôndolas indo e vindo, repletas de famílias, com música e comida, outras gôndolas de pessoas vendendo milho, maçã do amor, flores e grupos de mariachis, os tradicionais músicos mexicanos, estampando em nosso rosto um sorriso que não acabava, ora de alegria, ora do cômico que era ver aquelas figuras de largos bigodes, sombreiros e tocando músicas dramáticas e intensas, lindas mesmo.

.....Percorremos os canais por cerca de 2hs e compramos algumas músicas de uma gôndola de mariachis, uma experiência única de quase mijar nas calças de tão engraçados que as figuras eram, com alegria, jovialidade e riqueza cultural.

.....Mirávamos de canto de olho as diversas famílias em suas gôndolas, deslizando pelos canais, comemorando as bênçãos de seus devires; creio ter sido até agora nossa experiência mais mexicana – e mais engraçada, também.

.....Depois do passeio vi algumas fotos de Emiliano Zapata e Pancho Villa à venda e a Lígia comprou um vestido e uma camisa, bordados, bonitos e coloridos.

.....O longo caminho de volta me fez lembrar novamente do gigantismo da capital e o arder nos olhos pela poluição da megalópole, a despeito de as ruas estarem vazias por causa do feriado. Chegamos ao hotel por volta das 16hs e ainda demos uma volta na Paseo para tomar um café, comer alguma coisa e comprar água.

# # #


(Continua em 09.10.2009)

Nenhum comentário: